Com mais de 25 anos de atividade em Paulo Afonso, a UNEB Campus VIII entrará em mais um processo democrático para escolha do novo diretor do Departamento de Educação do Campus local. Muitas foram as conquistas das direções da UNEB nos últimos anos, que iniciou as atividades em salas emprestadas na Escola Polivalente, depois foi para o Sal Torrado e nos últimos 10 anos na Escola Parque e recentemente com o anexo na antiga Escola Adozindo.
O pleito deste ano terá na disputa dois nomes bem conhecidos no meio educacional. O ex-secretário de educação do município e professor da UNEB e FASETE Prof. Eloy Lago, e o do ex-vereador, ex-diretor da DIREC-10 e professor da UNEB prof. Dorival Pereira. Ambos têm reconhecido trabalho no meio acadêmico e em comunidades católicas, residindo em Paulo Afonso há pelo menos 14 anos.
O atual diretor da UNEB, Prof. Juracy Marques não se candidatou a reeleição cedendo o lugar para Dorival, segundo informações, certamente devido a um acordo anterior que garantiu a eleição de Juracy em 2008, além disso, o atual diretor sofreu um pequeno desgaste depois das denúncias envolvendo o concurso do mestrado em 2010 e as reclamações de alguns professores e dos Diretórios Acadêmicos (DAs). Por outro lado, Juracy se destacou por promover a relação UNEB/Sociedade, conseguiu trazer novos cursos, além da aquisição do anexo. O Prof. Dorival, apesar de ser o candidato apoiado por Juracy terá que enfrentar durante a sua campanha diversos ataques que vem sofrendo, relacionados ao nepotismo na DIREC 10, no qual foi diretor, onde sua esposa e sua cunhada foram empregadas, garantindo ainda o lugar de gerente regional para sua cunhada, que segundo informações sequer reside em Paulo Afonso. Fruto de acordo com o deputado estadual Paulo Rangel-PT, Dorival se candidatou a vereador em 2008, porém, não conseguiu se reeleger, obteve apenas 509 votos.
Já o Prof. Eloy Lago aponta como uma opção de mudança para a direção da UNEB Campus VIII. Vindo de uma linha mais democrática entre os professores da UNEB, é um dos mestres mais populares no Campus. Como professor da FASETE também tem grande admiração com os seus alunos, isso é bom, mas pode ser um problema para esse objetivo, uma vez que existe uma pequena rivalidade entre alunos da UNEB e FASETE. Para esta eleição de 2010, Eloy conta com apoios importantes dentro e fora da UNEB. Em seu favor tem o trabalho como secretário de educação na gestão Caires, apesar de ter deixado o cargo no meio do mandato do ex-gestor, conseguiu promover melhoria salarial aos coordenadores pedagógicos e alguns avanços na educação do município. Como professor tem a simpatia de muitos alunos. Foi candidato a vereador em 2008, mas em uma “manobra” como ele mesmo define, de uma tendência opositora dentro do próprio PT, sua candidatura foi indeferida. Há quem diga, que se os dirigentes do partido não tivessem feito esta articulação negativa, com os prováveis votos de Eloy o PT poderia ter elegido pelo menos um vereador.
Agora é esperar as propostas de cada um dos candidatos e que haja o debate de idéias para que os eleitores: alunos, funcionários e docentes possam mensurar quem será o melhor para a UNEB de Paulo Afonso. A eleição ocorrerá no dia 08 de junho, e o início das campanhas já nesta terça, dia 25 até o dia 04 de junho.
por Ozildo
segunda-feira, 24 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário