quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Geddel promete ajuda aos municípios afetados por temporais no RS


Em reunião nesta terça-feira (24), com parlamentares da bancada gaúcha, prefeitos e vereadores das regiões atingidas pelos temporais, o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, prometeu ajudar o estado e viabilizar recursos para ações emergenciais. Durante o encontro o deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS) e demais lideranças políticas presentes relataram as dificuldades por que passam os mais de 43 municípios que já decretaram situação de emergência devido as fortes chuvas e vendavais da última semana.


Atento as manifestações, Geddel ligou para a ministra da Casa Civil, Dilma Rousself, que marcou uma reunião para esta quarta-feira (25), às 12h, com os ministros das Cidades, Marcio Fortes; dos Transportes, Alfredo Nascimento e da Agricultura, Reinhold Stephanes, para discutir qual a necessidade estadual e o montante de recursos que será destinado às localidades gaúchas por meio de uma medida provisória, a ser enviada para o Legislativo nos próximos dias.

Entre as reivindicações dos representantes municipais e deputados, entregues ao ministro, está a liberação de dinheiro para reconstrução de pontes, residências, recuperação de estradas e socorro as famílias afetadas.

Durante a audiência, Heinze ressaltou que a questão é urgente e precisa do auxílio do governo federal. “As perdas no Rio Grande do Sul são imensas, não só na produção agropecuária, como também na questão social. Mais de 9 mil pessoas estão desalojadas”, enfatizou.

DEFESA CIVIL – Após o encontro com o ministro, o deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS) acompanhou alguns prefeitos em reunião com a Secretária Nacional de Defesa Civil, Ivone Maria Valente, para discutir quais as medidas que os municípios devem adotar para poder solicitar e receber os recursos federais.

Entre as orientações iniciais estão o preenchimento e envio dos formulários de Avaliação de Danos – Avadan – e de Notificação Preliminar de Desastres – Nopred.

Nenhum comentário: