sábado, 7 de novembro de 2009

Secretaria de Saúde faz falso registro de médicos de PSF, diz vereador



Durante as últimas semanas o gabinete do vereador Celso Brito recebeu diversas denúncias e reclamações acerca do atendimento médicos em vários PSFs do município. As reclamações vão desde mau atendimento de funcionários aos horários de atendimento dos médicos, mas, principalmente, pela troca constante de médicos nas unidades de saúde.

O que a população não sabe é que a troca de médicos acontece ao arrepio da Portaria do Ministério da Saúde que instituiu os PSFs, onde as equipes atendem as famílias de uma área delimitada, sendo cadastradas e acompanhadas por profissionais desta unidade, incluindo o atendimento no próprio domicílio, assim aproximam-se da comunidade. Quando os médicos são trocados de acordo com o humor e conveniência do gestor, prejudica-se todo o processo de recuperação e acompanhamento do paciente.

Verificou-se que no CNES (Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde) que médicos cadastrados em um PSF estão trabalhando em outro e em horários em desacordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde, quando determina 40 horas semanais, ou seja, 8h por dia, de segunda a sexta, com reservas as visitas domiciliares. Na atual gestão da saúde do município, a maioria dos médicos atendem em apenas um horário (em média 4 horas) e no máximo 3 ou 4 dias por semana.

Segundo o vereador Celso Brito, “o pior é que tem médico cadastrado no CNES que sequer está trabalhando em Paulo Afonso e reside em outro estado e há meses deixou a cidade, e de acordo com o sistema, a última atualização de informações aconteceu em 21/10/2009. Unidades que deveriam atender como PSF estão funcionando como PACS. Isso é falso registro e considero ser imoral tal procedimento”.

“No (bairro) Rodoviário o médico entrou de férias - que bom que todo trabalhador tem direito a férias. Mas a população tem obrigação de esperar que o médico retorne (das férias) porque não tem outro médico para substituir? Isso é uma falta de respeito, uma falta de gestão e de capacidade de gerir uma secretaria tão importante quanto à Secretaria de Saúde. [...] O PSF é um programa federal, se não pode sustentar um programa, feche o PSF coloque um PACS e devolva o dinheiro para o Governo Federal”, disse o vereador Celso Brito na tribuna da Câmara na última sessão do dia 03/11.

Para o vereador é preciso que a Secretaria corrija estas informações e agilize o atendimento a população que tanto reclama. “Nós estamos atuando como fiscal e com isso estamos ajudando o governo, mas não é obrigação de vereador sair visitando PSF, não é pra fazer o papel do funcionário da secretária de Saúde, pois têm o secretário, diretores, coordenadores que cuidam desta área, mas que não fazem esta fiscalização” finalizou Brito.

Acompanhe como funciona o sistema de informação do CNES http://cnes.datasus.gov.br/Lista_Es_Municipio.asp?VEstado=29&VCodMunicipio=292400&NomeEstado=BAHIA


(por paulo afonso agora)

Nenhum comentário: