A sessão ordinária de ontem (13) na câmara municipal de Paulo Afonso foi marcada por duras críticas dos vereadores da bancada de oposição ao trabalho da secretária de saúde da prefeitura Andrea Batomarco. A sessão foi conduzida pelo vice-presidente Ozildo Alves (PTN) acompanhado pelo 1º secretário Pedro Macário (PP) e 2º secretário Marquinhos do Hospital (DEM). Compareceram também Daniel Luiz (PSDB), Aroldo do Hospital (PTB), Gilson Fernandez (PSB), Celso Brito (PSB) e Regivaldo Coriolano (PCdoB).
Todos os vereadores oposicionistas mais uma vez criticaram a área da saúde do município e lamentaram a postura da secretária Andrea Batomarco quando enviou uma nota para a Rádio Bahia Nordeste justificando as críticas do vereador Ozildo Alves que denunciou na sessão anterior a ausência de seringas no posto médico do bairro Jardim Bahia para a campanha nacional de vacinação contra o vírus da gripe A.
Na nota, a secretária diz que o vereador está "desinformado", alegando que as seringas são de responsabilidade do Estado e não do Município. Por sua vez, Ozildo disse que a prefeitura não poderia em hipótese nenhuma deixar faltar seringa no PSF. “Se faltou, a prefeitura tem dinheiro pra comprar, o Ministério da Saúde destinou, fundo a fundo, uma verba específica para essa campanha, esse dinheiro deve ser utilizado para dar suporte ao trabalho, para garantir o bom andamento e consequentemente o resultado positivo da campanha.
O vereador disse que essas informações foram confirmadas pela 10ª Dires através da coordenadora regional da campanha Patrícia Carvalho entrevistada em seu programa de rádio “A coordenadora foi clara quando afirmou que a prefeitura poderia comprar as seringas, reconheceu que o Estado é quem repassa esse material, mas se faltou, a secretária poderia suprir essa carência até o Estado renovar o estoque, a verba do Governo Federal poderia ser utilizada para a compra das seringas, é para a campanha, é pra isso, é uma questão de administração, outra coisa, ela tem tanta consciência disso que em vez de enviar a nota para a Rádio Betel onde foi feita a reclamação, preferiu enviar para uma emissora que a protege”.
Na sessão foi aprovado um requerimento assinado por 7 dos 11 vereadores convocando a secretária Batomarco para prestar esclarecimentos sobre a falta de médicos nos PSF’s, a morosidade na marcação de consultas e exames e a falta de medicamentos.
O líder da oposição Celso Brito quer saber como a secretária está administrando o dinheiro da saúde “Até agora, somente em 2010 foram 8 milhões de reais para esta secretaria e por quê tantos problemas, falta seringa, ela coloca a culpa no Estado, é pura questão de gerência, tem dinheiro pra isso, estamos convocando a secretária e esperamos que respeitem a câmara, ela é obrigada a comparecer, assim como o secretário de serviços públicos que já foi convocado duas vezes e até hoje não veio, parece que vamos ter que recorrer à justiça”.
Os vereadores Aroldo do Hospital, Daniel Luiz e Regivaldo Coriolano também criticaram o trabalho da secretária:
Aroldo: “Uma mulher teve que tirar a roupa na secretaria da saúde, e mesmo assim, não foi atendida no Hospital Municipal”.
Complementando Aroldo, Celso disse: “Se depender de atendimento nessa secretaria, muita gente vai ficar nua nessa cidade”.
Daniel Luiz: “Os PSF’s estão uma vergonha!”.
Regivaldo Coriolano: “Se um médico falta ou está de férias, tem que substituí-lo”.
por Ozildo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário