quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Baianos têm o Natal mais violento dos últimos anos

Assaltos, roubos, homicídios, fugas de presos. Os baianos tiveram o Natal mais violento das últimas décadas. Só na Região Metropolitana de Salvador, entre quinta-feira e domingo, foram 23 assassinatos e mais de 30 foragidos de delegacias da Capital e em Itabuna. Os números foram divulgados pelos principais veículos de comunicação do Estado, em mais uma demonstração da ineficiência da política de segurança pública do Governo Jaques Wagner.

De acordo com o jornal A Tarde, da zero hora de sabado a zero hora do domingo, ocorreram 12 assassinatos em Salvador. Quatro das vítimas eram adolescentes e os crimes foram atribuídos a “guerra” pelo domínio do tráfico de drogas, que tomou conta de todas as cidades da Região Metropolitana da capital. Os outros 11 assassinatos ocorreram entre quinta-feira e sexta-feira (seis) e entre domingo e segunda (cinco).

No sábado, oito presos fugiram da 5ª Delegacia, no bairro de Periperi, após cerrarem uma grade que dá acesso ao pátio. O delegado Deraldo Damasceno declarou ao Tribuna da Bahia que “os presos que fugiram são de alta periculosidade. São assaltantes, traficantes e homicidas”.

Na madrugada de domingo, 25 presos, também de alta periculosidade, fugiram da Casa de Detenção de Itabuna, escapando pelo teto, com uma corda improvisada com lençóis. A cadeia que tem capacidade para 32 detentos estava ocupada por 95 homens.

Nenhum comentário: